Você compra pela internet de forma segura? Veja nossas dicas…

Você sabe se está comprando de forma segura pela internet? Seguem algumas dicas para você evitar golpes:

1. “Recebi um e-mail com uma promoção imperdível”… Desconfie!

Você recebe um e-mail com uma promoção imperdível… normalmente nestas mensagens há um link para você clicar que te direcionará ao(s) produto(s) que está em promoção.
Quando você clica no link,é direcionado para uma página com imagem, descrição, preço do produto e a tela do site normalmente é uma cópia de uma loja virtual conhecida.
Se você der continuidade à compra, certamente este produto não será entregue e o objetivo do golpe foi alcançado, você forneceu seus dados para um ladrão, pois digitou, inclusive, seu número de cartão.
O que fazer para não “cair nessa”?
Em primeiro lugar, observe na URL do navegador, para onde você está sendo direcionado quando clica no link sugerido… provavelmente este link não será da loja que você está imaginando, embora possa até aparecer o nome, ou parte do nome da loja, mas não é o endereço verdadeiro.
Então, abra outra aba do navegador, digite a URL da loja (exemplo: www.americanas.com.br) e faça a busca do produto em questão. Provavelmente você não o encontrará, ou se encontrá-lo, perceberá que o preço é outro e que não existe promoção alguma! Nosso conselho é que evite efetuar compras utilizando links recebidos por e-mail;  se receber a promoção por e-mail, busque diretamente a URL da loja que está fazendo a oferta.

2. “Recebi um “post” ou a indicação de um perfil de alguém vendendo produto(s) no Facebook”

Se a indicação for de alguém conhecido, ok, mas se não for, é melhor checar… Novamente, desconfie se o preço do produto é muito atrativo, ou seja, fora de valor de mercado; isto por si só já é um grande indício de fraude, ou você pode estar comprando produtos roubados! E também não adianta confiar nas curtidas ou comentários do perfil, visto que tudo isso pode ser “fake”.
Pesquise no Google.com para saber se existem denúncias sobre tal perfil do Facebook.
Pesquise no Reclame Aqui e veja se há alguma reclamação envolvendo tal perfil.
Evite comprar através de perfis. Busque maior credibilidade através de um site ou loja virtual.

3. Você está a procura de um determinado produto, que não é vendido pelas lojas virtuais conhecidas por você!

Não deixe de comprar só porque não conhece a loja, ou porque te parece uma empresa pequena! Antes de efetuar a compra, você pode verificar alguns pontos que lhe trarão mais segurança,:

a) se vendem também por loja física; se publicam um endereço físico válido na loja virtual, ou, no mínimo um CNPJ (cheque o CNPJ);
b) observe os demais produtos oferecidos na loja, se a loja está bem montada, se dispõe de políticas de privacidade, atendimento, troca e devoluções;
c) pesquise sobre tal loja no Google, no Reclame Aqui;
d) observe sempre, ao finalizar sua compra (no momento de fornecer seus dados), se a loja dispõe do “cadeado” de segurança. Ele aparece na cor verde, no canto superior esquerdo da tela e é uma ferramenta que vai garantir a criptografia dos dados digitados a partir daquele momento. Se a loja não dispuser deste recurso, não compre, pois, por menor que seja a loja virtual, o fornecedor deve se preocupar com os dados do cliente e dispor destes atributos técnicos para garantir ao cliente uma compra segura e mostrar-se um fornecedor idôneo.

Esperamos ter contribuído para sua segurança nas compras on-line! Até a próxima!