Como Funciona?
Esta ferramenta possui um diferencial das similares do mercado pois funciona baseada em bilhete de confirmação e possui a possibilidade de cadastro manual de remetentes autorizados, bloqueados e assuntos autorizados.
Quando um email for enviado para você, nosso servidor automaticamente mandará um email ao remetente da mensagem, solicitando que confirme que enviou este email à você. Ao confirmar, o remetente é cadastrado, automaticamente, em sua lista de emails autorizados.
Como receber em minha caixa de entrada uma mensagem que está na Quarentena?
Conforme explicado no item anterior, basta entrar no webmail e direcionar a mensagem para o seu endereço de email. Ou se você usa o seu cliente de e-mail por IMAP a pasta quarentena já esta visível, aí é só mover o e-mail de pasta.
Como as mensagens ficam na espera na pasta ”Quarentena” e são apagadas automaticamente após um período de 15 dias, é recomendado que você verifique de vez em quando a pasta quarentena, a fim de que não fique retida nenhuma mensagem importante.
Configurações
>Lista de emails autorizados:
Esta lista mostra os endereços de emails que estão cadastrados como autorizados a enviar e-mails para você.
Você pode cadastrar os emails de forma manual (um a um) ou esperar que o remetente responda ao bilhete de confirmação, sendo cadastrado pelo LAS automaticamente nesta lista.
Você também pode adicionar um domínio inteiro ao invés do endereço de email.
Exemplo: Você autoriza que todos os emails vindos da Letti (qualquernome@letti.com.br) não precisem ser confirmados. Para isso, basta você cadastrar @letti no campo de e-mails autorizados.
Pode ser que uma pessoa que enviou um spam responda ao email de verificação (o endereço do remetente era válido) e seu endereço de e-mail acabe sendo cadastrado em sua lista de autorizados. Caso você realmente não queira mais receber e-mails deste remetente, basta você marcá-lo e clicar em mover e-mails, adicionando-o na lista de bloqueados.
>Lista de emails bloqueados:
Esta lista mostra os endereços de e-mails dos remetentes que você optou em não querer receber.
Caso tenha cadastrado um e-mail como bloqueado por engano, basta selecioná-lo e movê-lo para a lista de autorizados.
>Lista de assuntos:
Também é possível cadastrar assuntos que são permitidos para o recebimento.
Esta lista é importante pois existem casos específicos que cada email recebido provém de um remetente diferente, porém o assunto é sempre o mesmo.
Isto normalmente ocorre quando se assina listas de discussão, muito comuns na web ou quando recebe-se e-mails de grandes portais ou organizações, como Bancos (Sua fatura está disponível para pagamento).
Neste caso você pode cadastrar os assuntos autorizados.
>Lista “Para”:
Esta lista é utilizada apenas nos casos de listas de discussão que não possuem um padrão que a reconheça.
Nestas excessões, a única forma de identificá-la automaticamente é pelo campo ”Para” que utiliza sempre o mesmo endereço de e-mail.
Lembre-se que o Bilhete de Confirmação segue padrões e é necessário que seja possível identificá-los para que funcione corretamente.
>Importar dados:
Nesta opção você poderá importar todos os endereços de e-mails, de uma única vez, ao invés de cadastrar cada email isoladamente.
Para que este recurso funcione corretamente é necessário criar um arquivo com todos os endereços de e-mails no formato TXT (texto).
Para criar este este arquivo existem duas formas:
Manualmente
Abra o programa ”Bloco de Notas” (Notepad) do Windows;
Digite um email por linha;
Ao terminar, salve o arquivo no formato TXT com o nome que desejar (Ex.: emails.txt);
Feito o arquivo, basta importá-lo pelo Painel de Controle.
Outlook Express
Abra o Outlook Express;
Clique em Arquivo / File Exportar / Export Catálogo de endereços / Adress Book;
Selecione ”Arquivo de texto (Valores separados por virgula) / Text file (Comma separated values e clique em Exportar / Export;
Clique em Procurar / Browse;
Selecione um diretório e salve o arquivo com o nome que desejar. No campo: ”Salvar como tipo / Save as type” Selecione ”Arquivo de texto (*.txt) / Text files (*.txt);
Clique em Avançar / Next;
Deixe apenas o campo ”email” marcado. (desmarque todas as outras opções);
Clique em Concluir / Finish;
Clique em Fechar / Close, para fechar a tela de exportação;
Abra o arquivo que foi gerado pelo Outlook Express e verifique se todos os e-mails foram exportados corretamente;
Verifique se cada linha do arquivo possui um endereço de e-mail.
Caso tenha alguma linha que não possua um endereço de e-mail, apague a linha.
Deixe somente endereços de e-mails.
Feito o arquivo, basta importá-lo pelo Painel de Controle.
E se o remetente não confirmar o bilhete de confirmação? Para onde vão as mensagens?
As mensagens que aguardam uma confirmação do remetente ficam disponíveis numa caixa de espera chamada ”Quarentena” que somente é visível pelo webmail para que você possa verificar a qualquer momento.
O que é o Bilhete de Confirmação?
O Bilhete de Confirmação é uma ferramenta especialmente desenvolvida pela Letti Tecnologia, capaz de gerenciar o recebimento de emails em sua caixa postal.
Este gerenciamento ocorre diretamente nos servidores da Letti assim que a mensagem chega, evitando assim que você receba 99% daqueles emails indesejados (SPAMS).
O que é um ”Alias”?
Quando você tem uma caixa postal e quer criar um apelido para ela, você utiliza um recurso chamado ”Alias” (apelido).
Por exemplo:
Seu email é marketing@seudominio.com.br mas você quer criar um apelido para esta caixa postal pois o nome é muito extenso ou complicado. Neste caso você cria um ”alias” (apelido) chamado ”mkt”.
Assim, todos os emails enviados para mkt@seudominio.com.br serão recebidos na caixa marketing@seudominio.com.br.
O que é um ”Forward”?
Forward é o recurso onde e-mails enviados para uma determinada caixa postal é redirecionado de forma automática para outra caixa postal.
Porque a confirmação é importante?
>A maioria dos SPAMS são enviados por programas de envio de e-mails em massa.
Para evitar que o destinatário crie um filtro em seu programa de recebimento de emails (ex.: Outlook Express), estes programas geram, aleatóriamente a cada envio, endereços de emails inválidos (ex: 1208473@xyz.com) evitando assim que um simples filtro bloqueie o seu recebimento.
Quando o LAS envia a confirmação ao endereço do remetente, ele checa se o remetente foi uma pessoa ou uma máquina (através de softwares).
Caso tenha sido gerado por uma pessoa, o seu email com certeza será válido, e em contra partida, de fácil confirmação. Porém se foi remetido através de um software, o endereço não será válido e, consequentemente, não será entregue ao seu destinatário.
Quais são as ocasiões em que o LAS não funciona?
O LAS funciona 100% baseado em caixas postais verdadeiras.
Quando você utiliza um endereço de email como ”ALIAS” ou um ”Foward automático” o LAS verifica se existe alguma regra aplicada à caixa postal, porém como estes recursos (Alias e Forward) não são caixas postais verdadeiras, o LAS não é aplicado.
Se as mensagens não são confirmadas porque elas são guardadas?
Este procedimento de guardar as mensagens numa caixa de espera (”Quarentena”) ,é porque muitas vezes, ao se cadastrar em um site, efetuar uma compra, ou qualquer outro serviço disponível pela internet, um computador envia uma mensagem automática para você, e, como foi uma máquina e não uma pessoa que enviou este e-mail, o mesmo não será confirmado.
Outra situação comum é você ter recebido uma mensagem importante e que o destinatário ainda não tenha visto o bilhete de confirmação. Neste caso, basta entrar no webmail, localizar a mensagem e encaminhá-la para o seu endereço de email. Aproveite e cadastre o endereço do remetente em sua lista de autorizados.
Esta mensagem será enviada diretamente para a sua caixa de entrada no Outlook Express.