Popularmente conhecido como m-commerce, de mobile commerce, as lojas virtuais através de aplicativos tem ganhado mercado recentemente. A evolução dos dispositivos móveis nos últimos anos tem possibilitado que esses dispositivos tragam cada vez mais recursos em aparelhos bem otimizados, tanto em espaço, quanto em peso.
A internet vem mudando ao longo dos últimos anos. Amplamente utilizados anteriormente, os websites passaram por modificações significativas e atualmente contam com os recursos de layouts responsivos – adequando-se aos diferentes tamanhos de tela existentes nos diversos dispositivos, fazendo parte do novo cenário de domínio mobile. Não diferente, os e-commerces estão passando pelo mesmo processo de adaptação.
Ainda que em constante crescimento em número de vendas e dominando cada vez mais o mercado, os e-commerces ou lojas virtuais estão começando a caber também na palma das mãos através de aplicativos eficientes e práticos, que possibilitam a prática de compra em qualquer lugar que possua internet, seja ela 3G ou 4G, não dependendo mais do acesso através de um computador e expandindo o universo de compras para os clientes – basta ter um smartphone.
De acordo com um artigo publicado pela e-commerce news em 2013, as transações relacionadas ao comércio móvel cresceram cerca de seis vezes em apenas um ano, este é o exemplo da empresa Paypal que de U$$ 25 milhões em 2008, saltou para 141 milhões em 2009.
Atualmente esse número é ainda maior. De acordo com o relatório executivo Webshoppers 33a edição, ano de 2016, iniciativa da E-bit/Buscapé Company, o relatório mais sólido e respeitado sobre o comércio eletrônico no Brasil, a participação do m-commerce vem crescendo absurdamente: “o acesso via dispositivos móveis em lojas virtuais no Brasil foi de 35%. Isso significa que, em mais de 1/3 do tempo em que os consumidores navegam em lojas virtuais, eles já estão utilizando smartphones ou tablets”.
Nesse contexto de grande expansão, há necessidade de inovar e fazer parte do m-commerce para fazer parte do novo cenário de vendas no mundo virtual e expandir a cartela de clientes de uma loja.